Renan Inquérito fala sobre o videoclipe #PoucasPalavras

No dia 16, vasculhava a timeline do meu twitter, quando vi em circulação, a hastag #PoucasPalavras junto com um link de um site de streaming de vídeo. Tratava-se de uma transmissão ao vivo, feita por Renan, do grupo Inquérito, para lançar o novo videoclipe do seu grupo, “Poucas Palavras”. O videoclipe é uma homenagem a literatura marginal, a produção literária nas periferias, e tambem marca o lançamento do novo livro de Renan, que possui o mesmo nome do videoclipe.
Consegui entrar em contato com ele, para fazer uma rápida entrevista a respeito do novo trabalho. Confira:

Marcão: Salve Renan, fico feliz em ver mais um capítulo da mudança acontecendo. Gostaria que falasse um pouco a respeito do #PoucasPalavras.
Renan: Uma música que virou clipe, um clipe que virou livro, enfim, material musical, audiovisual e literário ao mesmo tempo, ampliando o potencial de ação do nosso trabalho. Este trabalho tem a cara do Inquérito, é poético e sonoro, visual e abstrato.

Hoje, o Inquérito marca presença não só na música, mas em outros segmentos artísticos como o audiovisual, e agora, na literatura, com o lançamento do livro “Poucas Palavras”, isso tem aproximado mais pessoas ao trabalho do grupo?
Confesso que tem feito os dois, trazido mais pessoas até nós e nos levado a mais pessoas também, é uma troca, um dialogo, e podemos flertar com os saraus, as mostras de cinemas, as escolas, ou seja, derruba uma série de restrições.

Qual a importância da atual cena da literatura no Brasil, tendo em vista a produção literária na periferia?
Imensa, é a verdadeira sociedade dos poetas vivos, são as pessoas que liam e ouviam falar de si mesmas sempre por vozes alheias e hoje tem escrito e contado sua própria história, “Se a história é nossa deixa que nóis escreve“. Viva a literatura periférica, marginal, espontânea, verdadeira e compromissada com a verdade!

E como vem sendo feita a utilização das redes sociais para a divulgação do trabalho?
Da melhor maneira possível, sigam-nos no twitter e acompanhem tudo o que está rolando conosco, é só seguir @RENAN_INQUERITO , @GRUPOINQUERITO.

Mais uma vez, mostrando uma parceria que dá certo, #PoucasPalavras tem a direção de Vras77. Além dele, quem mais colaborou para a realização deste novo trabalho?

Várias pessoas nos ajudaram, Vras77, Marcos da Lua, Márcio Salata, Jéssica Balbino, Toni C e todos que aparecem no clipe. Não podemos deixar de dizer que a direção, captação, edição e finalização foi toda feita pelo Vras77.

O que podemos esperar do Inquérito em 2012? Música nova? Videoclipe novo?
Disco novo do Pop Black, clipe novo e o documentário CADA CANTO UM RAP, CADA RAP UM CANTO, em parceria com Vras 77.

Renan, obrigado pela entrevista. Gostaria que deixasse uma mensagem a quem estiver lendo essa entrevista e aquém for assistir ao novo videoclipe.
Salve irmãos continuem acompanhando nosso trabalho pela internet, nos shows, debates, palestras e saraus, este clipe é apenas uma parte da “MUDANÇA” que nós começamos há um ano atrás com “MISTER M”, “UM BRINDE” e agora #PoucasPalavras, vem com nóis! Faça MUDANÇA também! *

Confira o videoclipe #PoucasPalavras:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=m7jjltFXAaI’]
* Créditos da imagem: Márcio Salata

Saiba mais sobre o Inquérito:
http://www.grupoinquerito.com.br

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

01 comentário

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here