BNegão visitará a Escola de Hip-Hop “Enraizados na Arte”

O “Enraizados na Arte” é uma escola muito diferente das outras, pois a ideia é ter a arte como meio de exploração de capacidades “cognitivas”, estimular a fruição e a criação artística, utilizando o hip hop como ferramenta para discutir também direitos e deveres. A escola atende 120 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, o curso dura 10 meses, período em que eles aprendem sobre a história do hip hop, suas personalidades, o contexto, os conteúdos, e é claro, as técnicas, para que possam se inspirar, dialogar ou ainda confrontar nos seus processos de criação.
Todo mês as crianças e adolescentes que participam do projeto, recebem a visita de um artista consagrado na cultura hip hop. A ideia dos coordenadores é trabalhar dois eixos: valorização dos artistas e motivação da nova geração.
Talvez um dos principais exemplos da versatilidade musical do Rio de Janeiro, Bernardo Santos, tabem conhecido como BNegão, rapper e músico, será o próximo homenageado do mês.

Bernardo iniciou sua atividade musical ainda no colégio onde estudou, criando a banda “Perfeição Nenhuma Small Band e Engenharia de Som Ltda”, cujo som misturava influências punk e eletrônica.

Migrou em seguida para Juliete, onde tocou com músicos como Marcelo Vig, Bruno Migliari e Jr Tostoi, cujo som era colorido de soul, rock e rap. Chamou a atenção do underground carioca com canções fortes e reflexivas.

Tocou também com a banda niteroiense “Missed in Action”. Paralelamente, fundou a banda The Funk Fuckers, cujo show de estreia foi num Circo Voador lotado.

Mais uma vez acumulando funções, substituiu o rapper Skunk – fundador do Planet Hemp – em diversos shows. Quando este faleceu, deixou o “Missed in action” e ingressou definitivamente na banda na ocasião do disco “Usuário”.

Tornou-se conhecido como vocalista da banda de rapcore brasileira Planet Hemp. Dividiu por anos o palco com o também vocalista Marcelo D2, junto ao baterista Bacalhau (que depois foi substituído por Pedrinho), o guitarrista Rafael e o baixista Formigão. Além de cantar, BNegão atuou como letrista da banda. BNegão teve idas e vindas no Planet Hemp, intercalando com seu trabalho paralelo como líder da banda The Funk Funkers.

Ele saiu em definitivo do Planet Hemp em 2001 para dar início a seu novo projeto, BNegão & Seletores de Freqüência, dessa vez misturando rap, hardcore, dub e funk, com letras repletas de crítica social.

Lançou em 2003 o CD Enxugando o Gelo. O álbum foi liberado pelo próprio BNegão para ser baixado via internet, através do site da banda, tornando-se um dos primeiros artistas brasileiros a abraçar os conceito de Copyleft e Creative Commons. As faixas “Nova Visão”, “Enxugando Gelo” e a conhecida “A Verdadeira Dança do Patinho” fazem críticas ao governo brasileiro. BNegão também ganhou o prêmio Orilaxé de melhor vocalista de canção negra, concedido pela ONG carioca Grupo Cultural Afro-Reggae.

Em Abril 2012, BNegão e Os Seletores de Frequência, lançaram o disco “Sintoniza Lá”, que vem gerando grande repercussão nos meios de comunicação dedicados à música.

SAIBA MAIS
Enraizados na Arte Homenageia BNegão
Dia 30 de Junho de 2012, das 13:00 às 17:00h
Entrada Gratuita e aberta ao público, mediante confirmação pelo telefone (21)2768-2207
+ Info: http://www.enraizados.org.br/naarte

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor | Gestor de Conteúdo | Consultor de Comunicação e Plataformas

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

7 comentários

  1. Tô na expectativa, acho que bem mais do que as crianças e adolescentes da escola… vâmo que vâmo!!!

  2. b negão tá ligado meu irmão não sou teu irmão mas eu posso te chama de meu manão

  3. Aeee Pesooal meu nome é joão victor e desde pequeno que desenho, quero saber como eu faço para mi enscrever na escola,
    Pois é meu sonho ser Grafiteiro.

    Por favor não desprese está imagen, si vocês mi ajudarem
    vocês entarão ajudando um garoto à realizar um sonho de infançia

    muito obrigado…

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here