quinta-feira, 30 maio, 2024

#ComboIO se apresenta no Caps da Rocinha.

O coletivo #ComboIO, formado pelos MCs Dudu de Morro Agudo, Marcão Baixada, Léo da XIII e o DJ Léo Ribeiro, apesar do pouco tempo de existência, tem se apresentado em lugares diversos desde de a sua fundação, lugares estes que vão desde um evento na Rio+20 até um Workshop em uma universidade federal. A última empreitada do coletivo foi no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Rocinha.

O convite partiu do B.Boy Luck, morador da Rocinha e liderança do GBCR (Grupo de Break Consciente da Rocinha), que também faz um trabalho com hip hop no CAPS. Muitos B.Boys estiveram presentes, inclusive a B.Girl Amanda, que esteve fazendo uma visita a escola de hip hop Enraizados na Arte a alguns meses atrás. Além do #ComboIO, se apresentaram o rapper Weelf e o grupo Meninas do Rio. Nas pickups estavam DJ Machintal e DJ Marcelinho MG.

GALERIA

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Além disso, veja

O papel da educação clandestina na formação Política

Este texto reflete sobre o conceito de "Educação Clandestina", destacando sua abordagem contrária ao ensino formal. Explora as lacunas do sistema educacional brasileiro, particularmente em relação à alfabetização e ao letramento nas escolas periféricas. Descreve como movimentos sociais reúnem conhecimentos diversos, ausentes das instituições formais, promovendo uma troca que desafia o status quo. Aponta a importância da conscientização política e da ação crítica na transformação da realidade. Destaca a educação clandestina como um processo contínuo de formação política, capaz de despertar indivíduos para a realidade e capacitá-los a questionar, refletir e agir em prol da mudança social.

4 comentários

  1. Obrigado a todos que compareceram e estão sempre fortalecendo o #ComboIO.

  2. FOI MARAVILHO RECEBE-LOS, AS PORTAS ESTARÃO SEMPRE ABERTAS PARA O COMBOIO E O ENRAIZADOS.

  3. Esse dia foi da hora, foi a primeira vez que subi a Rocinha, agora toda hora tô, mesmo quando me perco.
    Tá ligado Marcão Baixada?

Deixe um comentário