Hip-hop ‘viking’ em Queimados

No próximo dia 20/05 (quarta-feira), o cantor de hip-hop da Finlândia, Paleface, fará um workshop gratuito de Beatmaking para 25
jovens rappers, no conjunto habitacional Valdariosa, na periferia de Queimados.

O encontro, das 15h às 18h30, reúne ainda, entre outros músicos da trupe escandinava, o ator e também músico Joonas Saartamo – o Jonde, que em seguida promoverá um workshop de improvisação.

Além de jovens de Queimados, o encontro também vai receber jovens de Mesquita e de Morro Agudo. “Curti o som deles na
primeira visita aqui em Valdariosa e não vejo a hora de repetir a dose de mostrar nossa arte e duelar com rappers famosos”, diz Kaique Diniz,
integrante do grupo Roda de Rima, que realiza batalhas de rap na região.

A iniciativa é parte do projeto de cooperação cultural Finlândia-Brasil, liderado pelo DJ, baterista e produtor cultural Tommi Suoknuuti e contou com o apoio do rapper brasileiro Marcelo Yuka.

Um antigo admirador da música finlandesa, Yuka articulou diversas incursões musicais para o grupo, entre elas, uma na Cidade de Deus, no domingo, 17 de maio. As oficinas em Queimados serão integradas às ações culturais do projeto MaisValdariosa, de desenvolvimento local do conjunto habitacional Parque Valdariosa, realizado pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

O conteúdo desse intercâmbio, assim como o resultante de um tour cultural pelo Rio, das favelas à Lapa, dará origem a uma minissérie para a TV
finlandesa, com cinco capítulos de dez minutos. “A ideia é contar, através do olhar de cada um de nós, músicos finlandeses, a experiência musical nas favelas, nos projetos sociais da cidade e na noite carioca”, conta Paleface, que vem ao Brasil pela segunda vez (na primeira, ele se apresentou com a banda finlandesa Maria Gasolina).

Ainda faz parte do grupo o rapper Gracias, de 27 anos, nascido no Congo, vencedor de vários prêmios de música e considerado um artista revelação na Finlândia.

 

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, escritor e empreendedor social. Um perito em transformar sonhos em realidade.

Além disso, veja

Passistas Dancy, de Minas Gerais, lançam clipe da música ‘Vamos Dançar’

Na semana passada estive em São Paulo para uma formação do Sebrae com o British …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here