quinta-feira, 13 junho, 2024

Projeto “Hip Hop Pedagogies Brazil-USA” traz intercâmbio cultural ao Quilombo Enraizados

A partir da próxima semana, o Instituto Enraizados dará início a uma série de atividades educacionais e culturais em parceria com a UFRRJ-IM, a Duke University e a North Carolina Central University, no projeto “Hip Hop Pedagogies Brazil-USA”. O projeto tem como objetivo sistematizar e explorar experiências de ação sociocultural desenvolvidas pelo Instituto Enraizados, buscando aplicá-las em contextos escolares no Brasil e nos Estados Unidos.

A abertura do evento ocorrerá na segunda-feira, 31 de julho, a partir das 14 horas, no Auditório da Pós-Graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Essa atividade será aberta à participação de toda a comunidade acadêmica da UFRRJ e de movimentos sociais interessados em conhecer mais sobre o projeto “Hip Hop Pedagogies Brazil-USA” e contribuir com suas experiências para o planejamento das próximas etapas.

Na terça-feira, 1º de agosto, duas atividades exclusivas para os integrantes do Instituto Enraizados serão realizadas. A primeira delas é a “Imersão Cultural e Institucional: Descobrindo o Quilombo Enraizados”, na qual os membros do Instituto apresentarão o Quilombo Enraizados, suas instalações e principais projetos, além de oferecerem uma série de apresentações artísticas. A segunda atividade é o “Diálogo Transcultural: Explorando as Rimas e Reflexões de Dudu de Morro Agudo”, uma oportunidade para Lucas Lopes, aluno da Duke University, e as alunas da professora Gladys Mitchell, da North Carolina Central University, compartilharem suas indagações a partir dos textos do rapper Dudu de Morro Agudo, cujas traduções foram utilizadas em uma atividade na Duke University no ano de 2022.

John French, Dudu de Morro Agudo e Lucas Lopes, na Duke University
John French, Dudu de Morro Agudo e Lucas Lopes, na Duke University

Na mesma noite, das 18h às 21h, a professora Gladys Mitchell, da North Carolina Central University, ministrará uma aula especial no Curso Popular Enraizados. A aula, com o tema “Identidade Coletiva Negra e Hip Hop no Brasil”, é gratuita e aberta ao público, sendo necessário realizar inscrição prévia através de um formulário disponível no link: https://bit.ly/H2PEDAGOGIES-BRUSA.

A programação continua na quarta-feira, 2 de agosto, com a atividade “RapLab: Explorando a Arte, Pesquisa e Intercâmbio Linguístico”. O rapper Dudu de Morro Agudo apresentará sua pesquisa de mestrado e doutorado, ensinará a metodologia do RapLab e conduzirá uma sessão em conjunto com Courtney Allen, aluna da Duke University, e DJ Dorgo, produtor cultural e arte educador. O objetivo é produzir coletivamente um rap com rimas em inglês e português, promovendo a interculturalidade entre os participantes. Para participar dessa atividade, é necessário fazer uma inscrição prévia, e a lotação é limitada a 20 pessoas. O link para inscrição está disponível em: https://bit.ly/H2PEDAGOGIES-BRUSA.

Na quinta-feira, 3 de agosto, a atividade “Trilha Sonora: Descobrindo a Natureza e a Cultura da Serra do Vulcão” será realizada. Integrantes do Instituto Enraizados guiarão a delegação da Duke University e da NCCU em uma trilha na Serra do Vulcão, com acompanhamento de ambientalistas do Instituto EAE. O passeio tem início às 8h30 da manhã, com uma subida até a Cabana do Vulcão, um espaço de Eco Turismo no topo da Serra. Lá, haverá um bate-papo com a proprietária, Suelen Sathler, e com os ambientalistas do Instituto EAE sobre as questões das frequentes queimadas. Durante o almoço na Cabana do Vulcão, os presentes poderão curtir o som do DJ Dorgo, em seguida o grupo descerá pela estrada principal da Serra do Vulcão para apreciar o pôr do sol e a vista da cidade de Nova Iguaçu.

Este passeio é aberto ao público, sem limite de participantes, mas é necessário realizar inscrição para organização do evento. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no link:https://bit.ly/H2PEDAGOGIES-BRUSA. É importante destacar que é necessário ir com roupas confortáveis, tênis e levar água, já que a caminhada tem duração de cerca de 60 minutos.

Contamos com a participação de todos e todas para enriquecer esse projeto tão importante para o Instituto Enraizados. Em caso de dúvidas, estamos disponíveis pelo Whatsapp (21) 9.6566-8219.

HIP HOP PEDAGOGIES

Não perca essa oportunidade única de vivenciar e compartilhar conhecimentos e experiências entre a cultura hip hop, educação e interculturalidade!

SAIBA MAIS

INSCRIÇÕES:
https://bit.ly/H2PEDAGOGIES-BRUSA

INFOS WHATSAPP:
(21)9.6566-8219

QUILOMBO ENRAIZDOS
Rua Presidente Kennedy, 41, Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ

UFRRJ.IM
Avenida Governador Roberto Silveira, S/N, Posse, Nova Iguaçu, RJ

 

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Deixe um comentário