Quem mandou a presidenta Dilma tomar no c&*#?

Olá meus amigos e amigas leitores da minha coluna semanal aqui no #PortalEnraizados. Hoje começarei com uma frase de Hélio Garcia: – “Não se faz política sem vítimas”.


Tudo começou na abertura da Copa do Mundo. As pessoas pensavam em voz alta.

– Será que ela vai?
– Acho que não, pois podem vaiá-la.
– Isso faz parte do processo.

Resumindo a história. Ela foi. E ninguém poderia imaginar que uma vaia seria um grande elogio perto do que aconteceu. Um coro mandava a presidenta do Brasil, Dilma Roussef, tomar no cú.

Eu fiquei totalmente sem ação. Estava dirigindo, vindo do hospital com meu pai, estava ouvindo a BandNews FM. Durante as dezenas de engarrafamentos eu dava uma zapeada nas redes sociais e constatava que era real. Achei essa atitude de uma extrema falta de respeito. Onde já se viu mandar uma mulher, uma senhora de 66 anos de idade tomar no cú? Quem seria capaz disso?

Foram os brasileiros que se julgam cultos e melhores que a maioria de nós, outros brasileiros. O s xingamentos partiram da áreaVIP do estádio (conforme G1 e Folha), composta basicamente por quem pagou R$ 990,00 nos ingressos e por “celebridades”, que entraram de graça no estádio, com ingressos cortesias, principalmente artistas da Rede Globo de Televisão e demais redes de TV. [leia mais no blog do Tarso]

O deputado Jean Wyllys disse que sentiu vergonha e que a vergonha foi maior porque a gente que puxou a vaia se considera “fina, culta e educada” e vive chamando de “mal-educados, grosseiros e sem-modos” aqueles que não têm a sua cor, a sua renda nem seus privilégios.

O apresentador Luciano Huck condenou os xingamentos promovidos por “torcedores” brasileiros à presidente Dilma Rousseff: – “Pode gostar ou não, acompanhar ou não as suas ideias e sua condução do país, mas não pode xingar porque é uma falta de educação, e somos um país, um povo educado, e não pode ser mal-educado”.

Porém, segundo alguns veículos de internet, o apresentar deixa claro que não apoia a presidenta, o mesmo reuniu cerca de 40 celebridades em sua casa para homenagear o candidato do PSDB Aécio Neves, o que levou os atores Thiago Lacerda e Paulo Betti a um pequeno desentendimento. Thiago convidou, via rede social, vários colegas de profissão para a reunião na casa do Huck, marcando-os em uma foto. Mas Paulo Betti respondeu de uma forma irônica, o que Thiago não curtiu, mandando uma indireta ao Paulo Betti, que por sua vez termina o assunto com esse direto de “esquerda”:

“Thiagão querido, o colega de profissão sou eu! Eu que escrevi esse comentário e coloquei (risos). Democracia é cada um expressar o que pensa e se expor publicamente apoiando e discutindo política, civilizadamente, sendo responsável!

Não sei por que minha ironia chocou você… Achei engraçado reunião política na casa de Luciano Huck. Bem-vindo à disputa política! Sempre vai ter ironia, quando não tem briga e porrada, e às vezes perda de emprego e etc. A situação de hoje já foi oposição, e te garanto que é tão difícil ser oposição quanto ser situação. Abração!”.

A situação atual do país é confusa pra quem discute política, mesmo sem estar ligado a algum partido, como é meu caso.

Mas na política você precisa escolher um lado, não necessariamente um partido.

No fundo é uma mistura de lógica, estratégia e matemática, onde o saldo tem que ser maior que 5. Resumindo, nessa cama de gato, qual é a melhor opção?

Me encontrei na frase da professora Adriana Facina, assim como outras  77 pessoas que compartilharam e com mais 245 que curtiram sua postagem: – “O Brasil do PT está muito distante do Brasil que eu quero. Só que o Brasil do PSDB é exatamente o Brasil que eu não quero de jeito nenhum. Em resumo, não contem comigo para vaiar a Dilma”.

20140616-01-facina

Enquanto isso, nos bastidores políticos partidários, todos se aproveitam dessa situação para fazer “política” e apontar seus dedos sujos uns aos outros. PT e PSDB não poupam ofensas uns aos outros. PSB e PSOL seguem a mesma linha.

Não seja inocente, nada é por acaso na política.

Como as redes sociais são o termômetro sobre os fatos mais recentes, é lá que acompanho a temperatura em tempo real, sinto o calor nas postagens, como foi o caso da postagem – ou do ato de coragem – do Marcus Faustini, onde ele enquadra a todos os que gostaram, acharam bonito, vibraram escondido ou compartilharam os xingamentos à Dilma. […] por favor deixe de ser meu amigo por aqui.

20140616-01-faustini

Lembrei de uma postagem parecida do Pablo Capilé (Fora do Eixo), onde também pedia para as pessoas que concordassem com algo – que não me lembro o que – deixassem de ser seus amigos na rede social.

Já vi tanta gente mudando de lado conforme seus interesses pessoais, que chego a acreditar que se por algum motivo eu houvesse colocado meus “amigos” virtuais ou presenciais em cheque, hoje estaria vagando sozinho.

A questão é que apesar de todos os tapetes puxados e escândalos que envolvem políticos todos os dias, a política é a única forma de mudar o país, e nada, nada mesmo, justifica a tamanha falta de respeito que o mundo presenciou na abertura da Copa do Mundo.

É por essas e outras que vou na linha do Paulo Betti: – “Democracia é cada um expressar o que pensa e se expor publicamente, apoiando e discutindo política, civilizadamente, sendo responsável!”.

Termino minha coluna com uma frase de Aldo Cammarota: – “A política parece um pouco com lavar janelas. Seja qual for o seu lado, a sujeira está sempre do outro lado”.

Dilma sendo xingada no Itaquerão

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=iCi53Uyvgcg’]

Dilma respondendo ao xingamento

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=MpoT2z9iV68′]

 

 

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, escritor e empreendedor social. Um perito em transformar sonhos em realidade.

Além disso, veja

Passistas Dancy, de Minas Gerais, lançam clipe da música ‘Vamos Dançar’

Na semana passada estive em São Paulo para uma formação do Sebrae com o British …

01 comentário

  1. -Partiram da area vip! Da boca dos que se
    dizem finos.. e chamam de grosseiros e mal educados os q nao possuem sua cor ou sua renda..

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here