WhatsFake?! ‘Vagabundo’ não tem o que inventar, aí propaga o ‘caô’

Aplicativo brasileiro, lançado no dia 4 de junho, é capaz de simular qualquer conversa no WhatsApp, permitindo que o caô e a trollagem rolem soltos pela rede.

A coluna de hoje vem com o intuito de te alertar. Se por acaso surgir um print comprometedor e absurdo de uma conversa por WhatsApp, de alguém que você conhece ou não, duvide antes de mais nada. Acontece que, o aplicativo “WhatsFake Zap Zap”, desenvolvido pela Deway para iPhone e iPod Touch, é capaz de criar prints falsos de aparência perfeita.

O que isso quer dizer? Para ser curto e grosso: tua mulher sai com outro cara e cria uma mensagem falsa no WhatsFake, simulando uma conversa entre ela e o chefe, dizendo que saiu bem mais tarde do trabalho por conta de algumas demandas que precisava resolver. Ela “printa” essa tela e te envia. Tu acredita e o bordão do Compadre Washington ganha força: Sabe de nada, inocente!

Se por um lado o “Zap Zap” fake pode inocentar culpados, por outro, ele pode condenar inocentes. Já pensou se um desafeto do trabalho ou da faculdade cria uma conversa falsa em que você é apontado como pedófilo ou  assassino? Até provar que A não é B, pode acontecer como no caso do litoral paulista, em que uma pessoa foi assassinada por “justiceiros” por conta de “desinformações” difundidas nas redes sociais.

Por isso, cuidado, muito cuidado! Se pensar pelo lado bem humorado da história, o app poderia ser bem divertido. Mas como pessoas malévolas vão baixar a novidade em seus iPhones, é bom ficar atento.

Minha missão por aqui, entre outras coisas, é te deixar sempre atento ao que há de novo nas mídias sociais, a fim de que você não caia em ciladas. Portanto, te deixo o conselho de sempre: antes de compartilhar qualquer informação ou notícia “bombástica”, procure saber se é verdade. Fala comigo que te dou o papo. Já é?

Até a próxima quarta!

😉

Sobre @PetterMC

Rapper, jornalista, pesquisador e videomaker. Head na Agência #TudoNosso e tutor de projetos de comunicação na Agência de Redes para Juventude. Escreve sua coluna no #PortalEnraizados todas as quartas.

Além disso, veja

Um mês sem curtir, e aí?

Não mais gente mutilada. Não mais gatinhos sendo maltratados. Não mais acidentes fatais envolvendo motociclistas - o que me perturba muito!

7 comentários

  1. Tenho como descobrir se o print eh fake? Ou seja, tenho como desmascarar o mentiroso que fez esse print falso?

  2. tbm tenho a mesma dúvida fã Juliana. Como saber se o print é falso?

  3. Nesse whats falso pode ser adicionada data?

  4. Como faco para saber se o print q recebi é realmente falso

  5. Tem como rastrear esse watsapp fake?

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here