Estação de trem de Japeri. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias
Estação de trem de Japeri. Foto: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

INSCRIÇÕES ABERTAS: Curso de Políticas Públicas de Japeri com auxílio-passagem disponível para os participantes.

Curso gratuito de formação em políticas públicas, para cidadãos de Japeri e entorno que capacitará 25 cidadãos para atuar em prol da cidade e região metropolitana.

O Mobiliza Japeri e a Casa Fluminense abriram inscrições para a seleção da primeira turma do Curso de Políticas Públicas de Japeri. O curso começará no dia 17 de agosto, com a abertura institucional e aulas serão nos demais sábados, 24.08 e 31.08, de 9h às 17h, na sala de cinema de Japeri (Centro de Cidadania de Engenheiro Pedreira – Japeri).

É fato que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é território das mais altas desigualdades do país, a exemplo de que o município de Japeri, com população na ordem dos 100 mil habitantes, situa-se na cauda inferior dessa desigualdade, ocupando a posição 2924 no ranking de Desenvolvimento Humano, entre os 5570 municípios brasileiros e na mesma região, a 80 km de distância, está Niterói, o sétimo mais bem posicionado no país no IDH.

Japeri também ostenta a posição de ser o recordista nacional em tempo de deslocamento casa-trabalho. Lá as pessoas perdem em média 3h por dia ou 30 dias por ano dentro dos trens em busca de melhores oportunidades de emprego, estudos, lazer e serviços básicos. Não por coincidência, atrelado ao baixo nível de emprego e de renda gerados no município, a inexistência de universidades, o baixo engajamento cívico conduz o município à invisibilidade e às violações de direitos, com altos índices de violência.

Neste sentido, não se trata apenas de ampliar a cidadania e a qualidade de vida das pessoas, a jovem Japeri, que completou 28 anos no dia 30 de junho de 2019, precisa sonhar e ser sonhada.

Por isso, a ideia deste curso é identificar e mobilizar a sociedade civil japeriense para a formulação de propostas de melhorias para o município a partir da mobilidade urbana, já que o município é aquele em que as pessoas gastam mais tempo para chegar no trabalho no Brasil. Superar o estereótipo de cidade-dormitório e a condição de pobreza através de atividades que sensibilizem a população para a participação no debate político, reconhecendo as potencialidades de Japeri, de gerar emprego e renda, desenvolvimento local, turismo consciente e sustentável passa por instruir e inspirar seus moradores para o engajamento cívico, articulando forças em torno de uma agenda comum, construída coletivamente.

Os organizadores esperam contar com a participação de movimentos sociais, culturais, comunitários e de comunicação popular, atuantes nas periferias do Rio de Janeiro, com especial interesse em Japeri, que queiram desenvolver suas capacidades de formulação, monitoramento e incidência em políticas públicas para a redução de desigualdades na Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

As inscrições estarão abertas no período de 05 de agosto de 2019 a 13 de agosto, serão
realizadas no link: https://forms.gle/JbXpPj4CHmLMystV9 por meio do preenchimento de ficha de inscrição online.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E MATRÍCULA
I – A seleção das candidaturas submetidas será feita pela coordenação do Curso de Políticas Públicas de Japeri e pelo Núcleo Executivo da Casa Fluminense através da análise das respostas submetidas ao formulário de inscrição, segundo os seguintes critérios:
a) Diversidade territorial, buscando atingir, prioritariamente, atores oriundos de Japeri, cidades adjacentes, Baixada Fluminense;
b) Diversidade racial e de gênero, buscando alcançar, prioritariamente, negras e negros.
c) Engajamento em coletivos, movimentos e iniciativas de mobilização em seus territórios de atuação, alinhados com algum tema da Agenda Rio 2030 (disponível em https://casafluminense.org.br/painel-agenda-rio-2030/);
d) Disponibilidade para participar de todos os encontros de formação do Curso de Políticas Públicas;
II – Os aprovados serão informados via email e pelas redes sociais do Mobiliza Japeri, até o dia 16 de agosto de 2019 e deverão confirmar a inscrição.

SAIBA MAIS

Abertura na manhã do dia 17.08.2019 de 9h as 12h e aulas nos demais sábados, 24.08 e 31.08, de 9h às 17h, na sala de cinema de Japeri (Centro de Cidadania de Engenheiro Pedreira – Japeri).

Inscrições: 05 a 13 de agosto de 2019.
Seleção: 14 e 15 de agosto 2019.
Divulgação e matrícula: 16/08/2019.
Aulas: 17/08/2019 (manhã); 24/08/2019 (manhã e tarde); 31/08/2019 (manhã e tarde).

Sobre Hulle Brasil

Hulle Brasil é uma startap que potencializa artistas e trabalha com base em três pilares: TERRITÓRIO, ETNIA & GÊNERO. Aqui no Portal Enraizados, nossa equipe gera conteúdo a partir destes pilares.

Além disso, veja

Praça do Cezinha, em Queimados

‘Cidades Inteligentes’ convoca a comunidade para transformar Praça do Cezinha, em Queimados

Queimados recebe, a partir desta terça (19) o projeto ‘Cidades Inteligentes’, patrocinado pela marca Deca, …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here