O Primeiro-Ministro da Sorte: Terra Preta

De uma tiração de sarro, “algo como uma forma de racismo”, surge o nome “Terra Preta”, pseudônimo artístico de  Arithon Felipe. Terra, iniciou sua carreira em um grupo de rap e depois seguiu carreira solo. Fez participações em programas de TV, como “Som Brasil” e “Central da Periferia”, mas como o mesmo afirma, a experiência “arrebatadora”, foi quando se inscreveu e venceu a edição de 2008 do programa “Astros”. Em 2010, lançou a mixtape “Milionário Em Treinamento”, mixtape que apresenta fusão de Rap com R&B. Sempre ativo, o cantor, rapper e produtor musical Terra Preta vem desenvolendo projetos musicais e audiovisuais. Confira a entrevista:

Inicialmente, gostaria de saber, por que o nome “Terra Preta”?
Na terceira série, falavam que eu era preto como a terra preta, era tiração de sarro, algo como uma forma de racismo… Daí anos mais tarde eu me inspirei em Malcom X e Martin Luther King, usei como pseudônimo artístico…

Como foi seu envolvimento com a música?
Metade na infância, quando eu ouvia discos de música gospel e outra metade na adolescência quando tinha meu grupo, Rebelião Mental.

Você fez participações nos programas “Central da Periferia” e “Som Brasil”, agora me diga: Se torna mais fácil ou mais difícil se comunicar diante das câmeras?
As câmeras me trouxeram muita pressão, aliás, nem foram as câmeras que me deixaram nervoso. Foi a produção do programa, a platéia e o fato de estar na TV. É tudo meio feito na marra… Mas isso eu tiro de letra agora.

Em 2008, você se inscreveu no programa “Astros”, e foi o vencedor da edição. Como foi a experiência, e qual foi o retorno de sua participação no programa?
Pra mim foi uma experiência arrebatadora, a hora de superar vários medos e mostrar minha cara pro mundo… Tudo tão passageiro, mas cheio de emoção, fiquei famoso por algumas semanas, e era a sensação do momento, mas não consegui me sustentar de música por causa disso, no entanto comprei uma casa e um carro… Tava bom demais, pra um mulecote de 21 anos…

Qual a importância da internet e das redes sociais para o seu trabalho?
Primordial, depois da rua é claro. A internet é a plataforma do futuro, quem souber utilizar ela agora, vai ser o cara de amanhã… Sempre lanço novidades como vídeos e “remixes” na rede… Ela fortifica meu contato com as pessoas quando não to na rua, vendendo mixtapes… Meu Twitter ajuda bastante, tem quase 10 mil pessoas, quando lanço uma parada tenho retorno rápido…

Em 2010, você lançou a mixtape “Milionário Em Treinamento” que traz uma união de Rap com R&B, qual a importância dessa fusão?
Essa mixtape veio pra mostrar que o Rap pode ser agressivo, sem precisar de ser quadrado.

No início deste ano, você lançou o videoclipe da canção “Crises”, dirigido por Toddy Ivon. Como surgiu o projeto?
Depois que eu conheci o Toddy, na frente do Studio Emme, era show do Emicida e Racionais… Dia de rotina, eu na rua vendendo Mixtapes, a gente virou amigo no mesmo dia, depois trocamos idéia de fazer um street vídeo… e por incrível que pareça esse “street” vai concorrer ao VMB.Confira o videoclipe “Crises”, de Terra Preta:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=Z4lWDWEf0N0′] Você já anunciou um novo álbum, intitulado “Homem de Sorte”, como anda o processo de criação e produção?
Tá na gaveta… Talvez ele venha no ano que vem… Mas já tem 5 músicas, do tipo que nunca ficam velhas… Quero acumular um monte dessas pra fazer ele…

Além do álbum, quais são os projetos para 2011?
Esse ano vão ser dois projetos lançados… Um se chama “1987” que é um EP que virá com cerca de 7 faixas, será lançado em 17/07;  e em novembro tem outro com a dupla de produtores Léo Grijo e Dj LX (StereoDubs), por enquanto sem nome, mas já tem metade das músicas em andamento. Além disso, todos os meses vou lançar uma música com uma Banda de Rock, tem música com a banda Strike, Delittus e outras… Também virão muitos clipes da mixtape e desses sons que lanço no circuito paralelo.

Terra, muito obrigado pela entrevista, gostaria que deixasse uma mensagem aos leitores do Portal Enraizados…
Não se esqueça de quem você realmente é, e nunca faça algo de qual irá ter vergonha.Saiba mais sobre o trabalho do Terra Preta:
Site: http://terrapretafiga.com
Twitter: @terrapretasorte

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

3 comentários

  1. Poxa, dahora seu trabalho. A musica e o clipe “Crises” no final foi bem tocante .. Por incrivel que pareça eu ainda não tinha ouvido nenhuma musica sua .. mas essa e superou o que eu esperava. Muito legal mesmo.

  2. É, eu também me amarrei no clipe “Crises”. Da hora…

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here