Prefeito Rogério Lisboa reconhece importância do Enraizados para Nova Iguaçu e assina ‘Concessão de Uso’ da nova sede

A notícia não poderia ser melhor, depois de quatro anos de muita luta, após não suportar pagar o alto preço do aluguel da antiga sede, o Instituto Enraizados está de casa nova pelo menos pelos próximos 25 anos.

Quem acompanha a saga do Enraizados sabe das dificuldades que enfrentamos nos últimos anos. Em 2013 as coisas começaram a se complicar, até que em 2014 não pudemos mais pagar o aluguel da nossa antiga sede, em Morro Agudo. Desde então fomos para um pequeno escritório, também em Morro Agudo, mas as coisas se apertaram ainda mais, até que fomos abrigados no Cisane, em Nova Era, a convite do gerente executivo da instituição, Edilso Maceió.

Nessa época, sem local para realizamos nossas atividades culturais tivemos que começar a nos reinventarmos, foi assim que surgiu a metodologia #RapLAB que utiliza o rap como ferramenta educacional informal, e que teve um impacto muito positivo no CIEP 172, sendo inclusive pauta do programa Como Será, da Rede Globo; reinventamos também o Sarau Poetas Compulsivos, que primeiramente foi realizado na Praça de Morro Agudo, mas depois foi adotado pelo Buteco da Juliana, e que teve sua história contada em um livro, no formato HQ, lançado em Paris; e criamos o Festival Caleidoscópio que já é um dos principais eventos de cultura urbana do Rio de Janeiro, que foi realizado em parceira com a Anistia Internacional, com a empresa americana Amp.it, com a FENIG, com a universidade americana Duke University, e com o Canal Futura, que inclusive fez um programa inteiro dedicado ao evento, que impacta diretamente mais de 1.000 jovens em cada edição.

Mas mesmo sem sede, nós, em maio de 2015, fomos campeões mundiais de hip hop, em Miami, nos Estados Unidos.

A repercussão deste campeonato nos permitiu iniciar uma articulação com o prefeito Nelson Bornier e com o secretário de cultura, Wagner D’Almeida, para instalarmos nossa sede em um imóvel que estava abandonado há cinco anos em Morro Agudo, um imóvel que há tempos já estava sendo utilizado por usuários de drogas, que inclusive deixavam restos de comida e lixos diversos no local, fazendo com que ratos circulassem pelo lugar, colocando em risco a saúde da população do entorno, mas foi somente em 28 de dezembro de 2016 que foi aprovada, na câmara de vereadores, a lei 4.641, do vereador Carlos Alberto Cury Chambarelli, conhecido como Carlão Chambarelli, que “autorizava o Poder Executivo Municipal a ceder, pelo prazo de 25 anos e sem ônus, o uso da área ao Instituto Enraizados”.

A partir do início de 2017, o secretário da SEMADETUR, Fernando Cid, entrou no circuito, e com sua equipe tratou de todo o tramite legal para a elaboração do documento que enfim permitiria a permanência do Instituto Enraizados no local. O documento foi assinado pelo prefeito Rogério Lisboa no dia 06 de junho de 2017 e publicado no diário oficial no dia 15 de junho de 2017.

O documento dá direito ao Instituto Enraizados de ocupar o imóvel pelo prazo de 25 anos.

“Estive com o prefeito Rogério Lisboa em Campo Belo, na inauguração da praça, onde nós do Enraizados estávamos colaborando com um mural de graffiti. Aproveitei a ocasião para agradece-lo pelo empenho em resolver essa problemática da nossa sede, então ele disse que era uma obrigação da prefeitura fortalecer uma organização como o Enraizados, que tanto faz pela juventude da cidade. Achei bacana e me coloquei a disposição.” diz Dudu de Morro Agudo, diretor executivo do Instituto Enraizados.

 

O Instituto Enraizados e seus artistas colecionam prêmios internacionais, assim como prêmios nas esferas municipais, estaduais e federais, contudo agora iniciamos uma nova fase, onde pretendemos continuar nosso trabalho de formação artística, política e cidadã, e colocar o bairro de Morro Agudo (Nova Iguaçu) como uma potência e referência mundial de hip hop.

Nosso próximo passo é iniciar uma campanha, no formato CrowdFunding, para arrecadar, com os nossos parceiros, 40 mil reais para iniciarmos uma obra no Espaço Enraizados.

Pretendemos inaugurar no início de 2018 um espaço com biblioteca, estúdio de gravação, sala multi-uso (para realização de cursos, palestras, workshops, cineclube e outras atividades), 200m² de área livre para encontros e eventos diversos, horta comunitária, lounge, redação (site, rádio e TV web) e cantina.

Mais infos:
(21)4123-0102
enraizados@gmail.com

 

Sobre @enraizados

O Movimento Enraizados é uma organização de hip hop, nossa “rede” integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros, marcadas pela exclusão social e pela falta de alternativas para os jovens, criado em meio ao fogo cruzado de policiais, milícias e bandidos.
Lutamos pelo acesso a produção, à expressão e à valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil.

O Hip Hop, o teatro, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a auto ajuda dos jovens envolvidos.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here