terça-feira, 10 dezembro, 2024

QUINTAS NO CINEMA: evento gratuito na ‘Casa de Cultura’ de Nova Iguaçu no dia 28 de março

Quintas no Cinema é uma ação que aproxima ainda mais o público do cinema brasileiro através de sessões com exibição de um curta e um longa-metragem semanalmente.

A cada mês um tema diferente guia a escolha dos filmes exibidos, que são definidos por uma comissão de curadoria e programação formada por agentes da sociedade civil envolvidos e atuantes em diferentes etapas e processos da cadeia produtiva audiovisual.

Nesse mês de março tem Mulheres na Linha de Frente como tema e a proposta de exibir apenas filmes brasileiros dirigidos e protagonizados por mulheres, apostando na pluralidade de representações e representatividades com uma seleção recheada com sucessos de público e crítica.

Excepcionalmente nesta quinta-feira a sessão terá início às 20h.

Dá uma olhada no que vai rolar essa semana:

Echarpe Noir, de Barbara Fuentes – 16′ – 14 anos
Em meio ao caos urbano, Martha e Thiago encontram um no outro apoio para enfrentar o que é ser jovem negro e viver numa cidade como o Rio de Janeiro. Porém, Thiago consegue uma bolsa de intercambio e fica um ano longe de Martha.

Praça Paris, de Lúcia Murat – 110′ – 14 anos
Camila é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória, ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas, é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como alguém essencial em sua vida.

Todas as sessões são gratuitas e acontecem no Teatro Sylvio Monteiro, equipamento que compõem o Complexo Cultural de Nova Iguaçu, localizado na região central da cidade de Nova Iguaçu.

Confirme presença: https://web.facebook.com/events/1707037612775782

Realização

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu
Secretaria Municipal de Cultura
FENIG – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu

Parceria

Cineclube Buraco do Getúlio
Cineclube Xuxu Comxis
Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu
Laranja Vulcânica
Porque Não Filmes

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

De Jay-Z a Palmares: As histórias por trás do “Galo de Luta”

Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como "Galo de Luta", compartilha sua jornada desde a infância até se tornar um ativista e artista de rap. Inicialmente apelidado de "Sete Galo" devido à famosa moto CBX 750, sua vida foi marcada por desafios e confrontos com a realidade da periferia. Inspirado por figuras como Mano Brown e Malcolm X, Paulo encontrou no rap e na leitura uma maneira de expressar suas ideias e buscar uma transformação pessoal e social. Apesar das dificuldades, sua busca por identidade e consciência o levou a se tornar o "Galo de Luta", um símbolo de resistência e luta por justiça social.

Deixe um comentário