Você é um Nem-Nem ?

As horas passam, dias seguem sem nenhuma perspectiva e o relógio parece que anda cada vez mais devagar, isso parece ser o relato de alguém de um longínquo país no qual mal conseguimos pronunciar o nome, mas esta é a realidade de um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos no Brasil em números reais temos 9,8 milhões nessa condição, essa é chamada a geração que: (Nem trabalha, Nem estuda) segundo o IBGE, sim essa é nossa realidade que se mostra cada vez mais cruel refletindo o déficit educacional e de empregabilidade.

O que ocorre é que esses jovens desistiram de procurar uma ocupação, e não se sentem atraídos pela escola ou cursos profissionalizantes por não acreditarem que a qualificação pode se reverter em trabalho.

Temos um grade nó para desatar nessa questão, porque o jovem de família pobre não enxerga uma boa oportunidade na educação, então ele se apega a qualquer atividade que possa gerar algum dinheiro ou o chamado “bico”.

Apesar das três esferas de poder brandirem que a educação está dando resultados satisfatórios e que o analfabetismo está caindo, mas isso só se refere ao ensino fundamental e com crianças até os 14 anos, o que ocorre  que justamente quando o jovem precisa começar a se decidir por sua formação profissional para o futuro, ele simplesmente desiste por vários fatores como: sustento da família, abandono parental, violência doméstica, abusos sexuais, alcoolismo, uso de drogas.

As meninas são as mais prejudicadas nesse turbilhão de problemas, pois além de tudo precisam lidar com a questão da gravidez precoce.
75% das meninas nem-nem, já são mães.
O Nordeste é a região com o maior número de jovens nessa condição: Amapá 27,8% , Alagoas 27,4%, Pernambuco 26,9%.
Mais a região Sudeste lida com a questão do forte apelo pelo consumo desenfreado que faz com que os jovens estejam sendo recrutados para o tráfico e a criminalidade, os criminosos das drogas se demonstram cada vez mais jovens.
Nosso Brasil precisa demonstrar mais envolvimento com as questões que impactam nosso cotidiano, então não se deixe enganar por falas macias e bem elaboradas para conquistar seu voto, pesquise, questione, mobilize-se, só assim podemos apontar verdadeiramente o que funciona para nossa juventude.

 

Sobre Samuca Azevedo

Ator, estudante de marketing e gerente do Espaço Enraizados.

Além disso, veja

A cada dia eu admiro mais os “animais” !!

Passado a onda de revoltismo, da sofrência deslavada de quem não aceitou a derrota nas …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here