quinta-feira, 30 maio, 2024

Aulas de teatro gratuitas com o “Projeto Teatro Nômade” movimentam os sábados no Quilombo Enraizados

Os sábados no Quilombo Enraizados não são mais os mesmos após essa parceria entre o Instituto Enraizados e o Projeto Teatro Nômade, para oferecer gratuitamente aulas de teatro semanalmente em Morro Agudo.

O Projeto Teatro Nômade é uma iniciativa artístico-educativa que oferece aulas de teatro gratuitas para crianças, jovens e adultos, alunos de escolas públicas. A partir dessas aulas, são realizadas montagens de espetáculos teatrais com os alunos e alunas das turmas. O Nômade tem por objetivo contribuir para o incentivo ao hábito de leitura, o conhecimento e compartilhamento de linguagens artísticas e a produção cultural desses estudantes. Outra das frentes de trabalho do Nômade é o Núcleo de Produção, que tem por objetivo a capacitação profissional de jovens e adultos e o estímulo à inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Jovens participantes das Aulas de Teatro no Quilombo Enraizados

A parceria entre o Instituto Enraizados e o Projeto Teatro Nômade iniciou a partir do encontro do Dudu de Morro Agudo, coordenador do Enraizados, e da Luisa Reis, coordenadora do Nômade, pois ambos são doutorandos na UFF (Universidade Federal Fluminense) e participam do mesmo grupo de pesquisas, o JICs (Juventudes, Infâncias e Cotidianos). Já havia uma demanda por aulas de teatro no Enraizados e quando Luisa mostrou interesse em abrir uma turma no Quilombo Enraizados, as ideias casaram.

No último sábado (04) as aulas começaram e cerca de 20 alunos participaram. A surpresa iniciou nas inscrições, desde a quantidade de inscritos, até a diversidade deles, eram pessoas de várias idades, de diversos lugares diferentes.

Luisa Reis, professora do curso, em uma das conversas deixou escapar: – “Estou muito empolgada com essa turma”. Mas também ouvimos dos alunos que a expectativa está muito grande. Uns disseram que agora muitos campeões dos SLAMs serão de Morro Agudo, depois dessas aulas de teatro. O Átomo Pseudopoeta, rapper e poeta, está apostando que as aulas de teatro vão potencializar suas apresentações artísticas.

Siga: https://www.instagram.com/projetoteatronomade

Siga: https://www.instagram.com/institutoenraizados

 

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, educador popular, produtor cultural, escritor, mestre e doutorando em Educação (UFF). Dudu de Morro Agudo lançou os discos "Rolo Compressor" (2010) e "O Dever Me Chama" (2018); é autor do livro "Enraizados: Os Híbridos Glocais"; Diretor dos documentários "Mães do Hip Hop" (2010) e "O Custo da Oportunidade" (2017). Atualmente atua como diretor geral do Instituto Enraizados; CEO da Hulle Brasil; coordenador do Curso Popular Enraizados.

Deixe um comentário