Lançamentos da semana

Pra quem escutou, assistiu e/ou esperou ótimos lançamentos do rap brasileiro no primeiro semestre de 2012, creio eu, que não se decepcionou. O segundo semestre já está aí e, artistas e grupos, já estão apresentando seus novos trabalhos. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais já deram as caras. O Portal Enraizados selecionou alguns dos lançamentos desse início de semestre e você pode conferir aqui:

 

 

Essiele – 17 em Ponto
Destaque na Batalha do Conhecimento, organizada pelo MC Marechal, presente nas rodas de rima do Circuito Carioca de Ritmo e Poesia (CCRP), além de participações nos shows da ConeCrewDiretoria, uma das principais “novas caras” do rap carioca, o MC Essiele, de 17 anos, apresenta a mixtape “17 em Ponto”, onde o jovem mostra sua habilidade e versatilidade com MC, em 17 faixas em cima de beats gringos e alguns produzidos por Anúbis, que ao lado de Essiele, ficou responsável pela produção executiva da mixtape.

Download: Essiele – 17 em Ponto

Haikaiss – Cortesia da Casa (Parte II)
Depois da promo “Couvert”, do disco “Incógnito Orchestra” e do EP “Cortesia da Casa”, a 2ª parte da cortesia chega às ruas pra agitar ainda mais o barulho que o grupo, formado por SPVIC, Spinardi, Qualy e DJ Sleep, vem fazendo no underground paulista. Carregando influências que passam por A Tribe, Slum Village, Talib Kweli, Mos Def, J Dilla, entre outros, somados à vivência de seus integrantes, a parte 2 da cortesia conta com 11 faixas, com participações de Jonas Bento, o grupo carioca Oriente, Pizzol, Nocivo Shomon, Doncesão, Jamés Ventura, A Rapa do Sindicato, Família Madá e Astúcia Crew, além de produções de Jay Beats.


Escute a faixa “Templários”, que tem participação de Nocivo Shomon:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/51569545″ iframe=”true” /]

Download: Haikaiss – Cortesia da Casa (Parte II)

Matéria Prima – Material de Estúdio.
Primeiro trabalho solo de Matéria Prima, um dos MCs mais introspectivos do extinto coletivo de rap Quinto Andar, e do Subsolo.
Gravado em Belo Horizonte e em curitiba e mixado por Cabes, o EP apresenta 9 faixas que passeiam pelas situações cotidianas da vida do MC.
Na maioria dos casos, os instrumentais são produzidos de acordo com as letras, ou através da pesquisa de samples e conceitos. Com esse EP, Matéria Prima busca mostrar como se dá o processo de compor em cima de bases já produzidas, sem passar pelo processo já descrito, para que assim a sonoridade possa determinar o percurso dos temas, sem estar preso ao estilo de composição de seus antigos trabalhos.

 

Escute o EP “Material de Estudo”:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/playlists/2160784″ height=”200″ iframe=”true” /]

Download: Matéria Prima – Material de Estudo (EP)

E aí, gostou dos lançamentos? Tem alguma recomendação de algum trabalho?
Envie e-mail para contato.marcaobxd@gmail.com
Twitter: @marcaobaixada

Sobre Marcão Baixada

Rapper, compositor e produtor. Take Back the Mic’s Hip Hop World Champion (2015). Curador e host do projeto Hip Hop Conhecimento.

Além disso, veja

Brisa Flow leva show de lançamento do álbum “Selvagem Como o Vento” para Niterói

A cantora, rapper e multi-instrumentista Brisa Flow se apresenta pela primeira vez em Niterói. O …

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here