sábado, 24 fevereiro, 2024

O enfrentamento ao grande touro

No dia 22 para o dia 23 tive um sonho muito estranho, e que, de certa forma, me deixou preocupada. No sonho, eu e a mãe morávamos em uma cidade pequena, e as pessoas dessa cidadezinha começavam a falar: “Vamos nos esconder, o touro está chegando”, e eu, com medo, disse pra mãe: “Mãe, vamos, o pessoal disse que ele está vindo e olha lá, atrás de você, ele vem vindo em nossa direção”.
Minha mãe, calmamente, respondeu: “Ele não fará mal, acredite em mim.” E eu: “Mãe, vamos!!!”. Ela se manteve firme ao que havia dito.

O sonho acabou, mas o que veio depois era muito maior…
Conversando com uma amiga no domingo ela me disse que o sonho era bom, pois touro significava pé no chão e que, significava que eu ia enfrentar algo muito importante pra mim.
Na segunda-feira, dia 24.05.10, haveria nossa apresentação na Mostra de Iniciação Científica – Unisinos, tendo um valor inestimável para mim, em razão do extenso trabalho desprendido em cima de pesquisas no Programa de Pós Graduação em Direito (PPG/D).

Falei com a mãe, ainda no domingo, narrando o sonho, e assim como minha amiga, ela entendeu que o sonho era bom, pois na concepção dela mãe significa proteção e que, se ela estava dizendo que o touro não faria mal, estava dito. Me deixando meio encabulada, disse: “O touro é essa oportunidade que está na tua frente. Enfrente o teu medo, fisicamente ou não, eu estarei com você.”

A presença dela era sentida por mim naquela sala, em que fizemos a apresentação, e QUE ESPETÁCULO de apresentação!
A banca, formada pelos professores Marcelo Veiga Beckhausen e Leandro de Mello Schmitt vibrou muito. Entenderam que o trabalho estava perfeito, de forma que, inexistiram perguntas sobre o assunto por parte deles.
O público nos questionou e respondemos com altivez, mantendo sempre a postura e humildade.
Foi um sucesso, e a menção honrosa foi concedida ao nosso trabalho no dia 27.05.2010, data do encerramento da Mostra de Iniciação Científica.

Analisando o episódio com o touro, e a sua conseqüente aplicação no plano concreto, qual seja, na Mostra de Iniciação Científica, notei que, no fundo, todos nós temos o nosso grande touro interior.
No alto de sua grandeza, o touro aparenta ser desafiador e parece ser um oponente muito forte, tamanha é a sua valentia, e a firmeza com que se apresenta em público.
Esse touro interior se reflete na nossa força rumo à persecução de nossas metas, pois o que nosso é, jamais de nós será retirado.

Por isso, não tenham medo, pois o touro significa desafio, é enfrentar aquela situação que cada um de nós considera como importante.
É enfrentar nossos próprios medos, e, mais do que isso, é superar os obstáculos que estão à nossa frente de cabeça erguida e com a firmeza de um touro destemido.

Sobre Débora Bós e Silva

Deixe um comentário