WSO, ganhador da batalha de freestyle

Sarau Poetas Compulsivos intégra gerações em Nova Iguaçu

No último sábado, dia 10 de agosto, aconteceu no Espaço Enraizados a primeira edição do Sarau Poetas Compulsivos, o evento contou com a presença de artistas e amantes da “palavra”, de diversas partes do Rio de Janeiro. Registramos a presença de pessoas de São Gonçalo, Niterói, Duque de Caxias, Belford Roxo, Campo Grande, entre outros lugares, para a felicidade dos organizadores.

Logo cedo foi chegando uma galera de peso, um dos primeiros a foi o André Lobão, do Rádio Tube, que gravou muitas cenas com a molecada do workshop de rap e com os integrantes do Movimento Enraizados, deve rolar um documentário.

Uma das características deste projeto é a diversidade de atividades ligadas a palavra. Nesta primeira edição, houve, além do workshop de rap, ministrado pelo rapper Léo da XIII e que contou com a participação de cerca de 15 jovens, a poesia da hora, o escambo literário, o SLAM Poetry, o open mic e a batalha de freestyle.

Gustavo ganhou uma blusa da QIX, foi sorteado na poesia da hora.Premiação

Uma atividade que chamou muito a atenção de todos e todas, foi a “poesia da hora”. A atividade deu trabalho para organizar, pois o mestre de cerimônias – que também era a função do Dudu de Morro Agudo – tinha que explicar com freqüência aos que chegavam no Espaço Enraizados, que os mesmos deveriam ir ao bar e solicitar uma poesia. Ninguém entendia muito bem o que era e para o que era. A ficha só caía quando o Átomo sorteava um número, daí quem não tinha corria pra conseguir o seu.

Quando a pessoa chegava no bar e solicitava uma poesia, o Samuca Azevedo entregava um cartão com um número e uma poesia no verso, de um dos poetas participantes do grupo Poetas Compulsivos no facebook. Com o  número a pessoa concorria a prêmios. Foram sete prêmios no total.

Audiovisual

Durante o evento aconteceu também o lançamento do documentário Enraizados Dans L’art, que mostra como foram as atividades do Movimento Enraizados na França, no mês passado. O documentário ainda não está finalizado. O Bruno Thomassin, cineasta responsável pela direção do documentário, preparou uma versão beta especialmente para o evento, mas em breve a versão final estará disponível.

Também foram exibidos dois videosclipes que os integrantes do Movimento Enraizados gravaram na França. O que chamou mais a atenção foi o clipe “A Mimi Tá Aí?”, que é um funk carioca.

O VJ Paulo China apresentou o teaser do documentário Praça do Skate, que provavelmente será exibido na íntegra na próxima edição do evento.

Familia unida na poesia: Marilia, Moduan Matus e SilSLAM Poetry

Pra começar a falar do SLAM Poetry, a frase ideal é: – Foi um sucesso total.
O formato foi muito legal, começou às 20:05 como previsto. O Dudu de Morro Agudo foi de mesa em mesa, perguntando quem queria participar e convencendo os que não queriam. Foram cerca de 30 participantes. Quem participava ganhava um ticket que dava direito a uma bebida grátis no bar.

Participaram poetas de todas as idades. Foi lindo ver toda a familia do poeta Moduan Matus recitando poesias. Poetas já consagrados na região como Ivone Landim, Marcio Rufino e Totó se destacaram como sempre, muitos MCs recitaram suas letras, como Lisa Castro, Ualax e WSO. Participaram também Zé Marcelo Zacchi (Casa Fluminense) e Luiz Carlos Dumontt (Coordenador do Movimento Enraizados).

Agora o Sarau acontecerá mensalmente, sempre no primeiro sábado do mês.

 

Sobre Instituto Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop, nossa "rede" integra hoje 17 organizações que compartilham conhecimento, capacitação e articulação para militância cultural nas periferias dos grandes centros. Lutamos pelo acesso a produção, a expressão e a valorização das diferentes manifestações culturais, fortalecendo o ativismo cultural e o protagonismo juvenil. O hip hop, o audiovisual, as rádios comunitárias e a produção de mídias são elementos que formam e fortalecem a ajuda mútua dos jovens envolvidos.

Além disso, veja

DJ Dorgo

DJ Dorgo se apresentará domingo (10), ao lado de grandes nomes do rap, em prol das vítimas das enchentes da Baixada Fluminense

Na última sexta-feria (01) uma tempestade colocou toda a Baixada Fluminense em estado de alerta, …

Deixe um comentário