quarta-feira, 24 julho, 2024
DJ Jacquelone
DJ Jacquelone

Um festival de representatividade: Festival Caleidoscópio vai ao ar neste fim de semana, no canal do youtube do Enraizados

Uma festa formada por 80% de negros, 56% de mulheres e 25% de LGBTQI+, prepara o gingado porque neste final de semana acontecerá o Festival Caleidoscópio.

A pista de dança será na sua casa e a programação está bem recheada, contando com Batalhas de MCs, sarau de poesias, shows de rap e samba, tudo isso estará disponível na sua sala, através do Youtube. Sexta, sábado e domingo o encontro está marcado às 19h. O festival foi gravado no início de maio, seguindo todos os protocolos contra a COVID-19.

Carol Dall Farra e MC Martina

No primeiro dia, Gustavo Baltar conduzirá a batalha de MCs, relembrando os tempos da “Batalha de Morreba”, evento tradicional em Morro Agudo, Nova Iguaçu. No duelo entre os MCs mais promissores do Rio, o prêmio será de R$ 1 mil e só haverá um vencedor ou vencedora. Para complementar a festa haverá shows com os rappers Quasar e GB Montsho, além de um set incrível com o DJ TK.

No segundo dia de festival haverá uma edição especial do tradicional Sarau Poetas Compulsivos, capitaneado por Lisa Castro, que receberá MC Martina, Carol Dall Farra, Dudu Neves e Sabrina Azevedo. Para abrilhantar a noite musicalmente haverá shows com Simone Costa, Thalilua e Yas Werneck.  Arrastem os sofás para o lado porque quem vai fazer tudo tremer é a DJ Jacquelone, num set brabo de 30 minutos de muito som.

Para finalizar o festival com chave de ouro, haverá um baile de rap com shows de Rudi, Lis MC e Marcão Baixada, em uma noite emocionante marcada pelo Prêmio Caleidoscópio, onde a produtora Imperatriz homenageará Samuca Azevedo, atual presidente do Instituto Enraizados, por sua contribuição na última década para o crescimento da instituição. E quem agitará a noite é o excelentíssimo DJ Deluna.

PROGRAMAÇÃO

28 de maio (Sexta-feira): Batalha de MCs; Shows com Quasar e GB Montsho; Set com DJ TK; Apresentação Gustavo Baltar.

29 de maio (Sábado): Sarau Poetas Compulsivos (Dudu Neves, Sabrina Azevedo, MC Martina e Carol Dall Farra)
Show com Thalilua, Simone Costa e Yas Werneck; Set com DJ Jacquelone; Apresentação Lisa Castro.

30 de maio (Domingo): Prêmio Caleidoscópio; Shows com Rudi, Lis MC e Marcão Baixada; Set com DJ Deluna; Apresentação Cassoma.

SOBRE O FESTIVAL CALEIDOSCÓPIO

O Caleidoscópio é um festival colaborativo e multicultural que mescla arte e ativismo, cujo objetivo é gerar uma reflexão na sociedade sobre as desigualdades sociais que assolam o país, promovendo espaços para encontros e expressões de jovens artistas negros de regiões tidas como marginalizadas. O festival sempre aconteceu em bairros periféricos da Baixada Fluminense, tendo como seu principal palco a Praça Armando Pires, em Morro Agudo, Nova Iguaçu, com o intuito de reverenciando a arte, questionando o estigma violento do local.

Simone Costa
Simone Costa

Em suas edições anteriores, o festival levantou bandeiras importantes, lutando contra o “Extermínio da juventude negra; o mosquito Aedes aegypti; fez campanha pedindo PAZ na Baixada Fluminense; e chamou a sociedade para refletir sobre a importância da Qualidade de Vida na região, convidando jovens para aderirem a práticas esportivas”.

Nesta edição o tema foi representatividade, onde buscaram representar a mesma porcentagem de negros, mulheres e LGBTQI+ da sociedade brasileira nos palcos do festival, e ao final foram 80% de negros, 56% de mulheres e 25% de LGBTQI+.

SERVIÇO
O Festival Caleidoscópio ocorre nos dias 28, 29 e 30 de maio, às 19 horas, no Canal do Instituto Enraizados no YouTube (www.youtube.com/InstitutoEnraizados).

Agende-se, ativando o lembrete:

Sexta-feira: https://www.youtube.com/watch?v=vFdRiL1ReDk

Sábado: https://www.youtube.com/watch?v=tQK9PZHJ8RE

Domingo: https://www.youtube.com/watch?v=QiInVUZ6phs

Para saber mais sobre o festival, acesse: www.festivalcaleidoscopio.com.br

Deixe um comentário