Poetas Compulsivos se preparam para o primeiro Sarau do Enraizados

Tudo começou quando eu decidi criar um “grupo no facebook” onde pudesse publicar as minhas poesias nos diversos momentos de inspiração, da rua, dos bares, da cama. Hoje somos 45 poetas compulsivos participantes do grupo. Claro que alguns são mais compulsivos que outros, como o Slow da BF, Átomo, Cacau Amaral, Heraldo HB, Binho Cultura, Vanessa Sales e eu, é claro.

Há alguns anos conheci Saraus em São Paulo, como o Sarau da Cooperifa e o Sarau Suburbano. Há meses me apaixonei pelo Sarau Donana, em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, o qual participo desde então. Mas foi em Nancy, na França, que conheci o SLAM Poetry, que é tipo um Sarau, daí decidi fazer um evento de poesia no Enraizados que gere muita interação e motivação entre os participantes, com atividades bem loucas.

DMA recitando no Le Royal, em Nancy, na França
DMA recitando no Le Royal, em Nancy, na França

Por isso que no dia 10 de agosto acontecerá no Espaço Enraizados a primeira edição do evento “Poetas Compulsivos”, que reunirá vertentes artísticas que utilizam a palavra como matéria prima.

O objetivo é integrar gerações misturando atividades como Sarau de Poesias tradicional e o formato SLAM Poetry, a Batalha de Freestyle, a troca de obras literárias, música, exposição de cordéis e o que mais a imaginação permitir e der vontade, tudo isso num ambiente animado e participativo.

Aproveitaremos esta primeira edição para ainda realizar a Mostra Brasil-França, que contará com exposição fotográfica, workshops de DJ e MC, lançamento do documentário “Enraizados Dans L’art” e exibição de videoclipes.

FlyerPoetasCompulsivos

Cada atividade tem uma regrinha divertida, que você pode conferir abaixo:

POESIA DA HORA
Assim que você chegar no Espaço Enraizados, vai até o bar e solicita sua poesia. Você vai receber um cartão com uma poesia, no verso terá um número.
A cada uma hora, o rapper Átomo vai sortear um número, a pessoa sorteada deverá ir até o palco e recitar a poesia que está no cartão que recebeu. Cumprindo tudo direitinho tem o direito de escolher um dos prêmios que estarão expostos.

SLAM POETRY (Sarau de Poesias)
Os que quiserem participar, devem se inscrever assim que chegarem ao evento. Haverá um sorteio para definir quem inicia. Cada poeta, após recitar ganha um ticket que dá direito a uma bebida no bar (cerveja, refrigerante, vinho ou big apple). Podem ser recitadas poesias próprias ou de terceiros, letras de rap também, não há limites de idade. Cada um dos participantes inscritos receberá uma tabela com o nome dos outros participantes onde poderá dar notas de 05 a 10 para as poesias dos seus amigos. Ao final, todas as fichas serão recolhidas e os pontos são somados, a “poesia e o poeta” que tiver mais pontos ganhará um brinde e seu perfil (e poesia) será publicado no Portal Enraizados.
Obs: Não é uma competição, a intenção é diversão e interação.

QIX Double G
QIX Double G

BATALHA DE FREESTYLE
Quem quiser participar deve se inscrever quando chegar ao evento. Qualquer um pode se inscrever, mas isso não garante a participação, pois haverá um sorteio que definirá quem serão os quatro MCs que batalharão.
Serão apenas três enfrentamentos, onde o vencedor da primeira batalha enfrentará o vencedor da segunda batalha. Quem sair de pé dessa, ganha um TÊNIS DA QIX, modelo DOUBLE G. #Uiuiuiuiui

ESCAMBO LITERÁRIO
Proponho que os amigos e amigas tragam livros que queiram trocar entre si, pois teremos um momento para a troca. Alguns livros do Enraizados estarão disponíveis durante todo o evento. Lembre-se que é TROCA, não estamos DOANDO livros.
Obs: Estamos tentando uma parceria com editoras, se souberem de alguma favor fazer a ponte.

MAPEAMENTO BAIXADA_VIVA
Os jovens que moram na Baixada Fluminense, que tem entre 15 e 29 anos de idade e quiserem participar do mapeamento, poderão escolher entre os brindes disponíveis, como CDs, DVDs, Livros, Etc… O mapeamento consiste em responder cerca de 10 perguntas, e o intuito é, através das respostas responder outras três questões: Qual o local mais atrativo para a juventude do bairro, qual equipamento que os jovens gostariam que estivesse no bairro e se o bairro é violento sobre a ótica do jovem. A ideia é construir propostas para orientar o poder público de onde e como investir nas comunidades.

OPEN MIC
A galera que não participou das atividades, pode aproveitar na hora do Open Mic e fazer uma poesia, cantar uma música, dar um informe, etc… essa é a hora que o microfone circula pelo ambiente.

POCKET SHOW
Os artistas presentes poderão solicitar para se apresentar, mas será apenas UMA música por artista. Cremos que assim daremos uma diversidade maior.

PROGRAMAÇÃO

14:00 – Exposição Fotográfica;
15:00 – Workshop de DJ e Oficina de Rap (Apenas 10 vagas para cada);
17:00 – Poesia da Hora;
17:05 – Exibição do Diário de Bordo Europa (São videos de um a três minutos que foram gravados durante a viagem do Movimento Enraizados na França);
18:00 – Poesia da Hora;
18:05 – Discotecagem;
19:00 – Poesia da Hora;
19:05 – Lançamento oficial dos videoclipes “#ComboIO” e “A Mimi Tá Aí?”;
19:15 – Escambo Literário;
19:15 – Discotecagem;
20:00 – Poesia da Hora;
20:05 – Exibição do trailler do documentário Praça do Skate, de Paulo China;

20:10 – SLAM Poetry (Sarau de Poesias);
21:00 – Poesia da Hora;
21:05 – Exibição do DOC Enraizados Dans Lart, de Bruno Thomassin;
21:30 – SLAM Poetry (Sarau de Poesias);
22:00 – Poesia da Hora;
22:05 – Batalha de FreeStyle;
23:00 – Poesia da Hora;
23:05 – Microfone Aberto.
00:00 – FIM

SERVIÇO:
Confirme sua presença no Facebook: http://www.facebook.com/events/284899444982530
Dia 10 de agosto de 2013
A partir das 14 horas
Rua Thomaz Fonseca, 508, Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ
Infos: (21)7854-8438 ou ID 83*31601

COMO CHEGAR:
http://www.enraizados.com.br/index.php/contato

 

Sobre Dudu de Morro Agudo

Rapper, escritor e empreendedor social. Um perito em transformar sonhos em realidade.

Além disso, veja

Passistas Dancy, de Minas Gerais, lançam clipe da música ‘Vamos Dançar’

Na semana passada estive em São Paulo para uma formação do Sebrae com o British …

3 comentários

  1. Poha, me amarrei na programação. Vou hackear e adaptar para o meu, que anda meio deprê.

  2. Mano, hakeia e me leva pra apresentar o Sarau um dia desses.

Deixe um comentário

Paste your AdWords Remarketing code here